vatel Vatel Os Sais Vatel Tudo sobre o Sal Receitas 100 Anos
O Sal
Origens
O Sal da Vida
Mitos e Curiosidades


O Sal

O sal sempre acompanhou o desenvolvimento da humanidade e durante muitos anos foi considerado como um precioso bem que ajudou a conservar os alimentos, sendo inclusivamente referenciado como o "ouro branco".

São inúmeros os registos da importância e relevância do sal ao longo dos tempos, tanto a sua produção como utilização datam do início da civilização. Os gregos e romanos utilizavam-no como moeda, nas suas actividades comerciais e os soldados eram pagos com sal, daí o termo salário (salário deriva de sal).

A salicultura é uma das actividades mais antigas do nosso país, havendo documentação da sua existência desde o século X.

Em Portugal, a geografia bastante favorável e as óptimas condições climatéricas proporcionaram o desenvolvimento de uma actividade muito significativa na indústria salineira, e fizeram do sal português um produto de grande notoriedade e reconhecimento nacional e também internacional.

Podemos dizer que o sal foi, é, e será sempre um produto essencial e fundamental, em diversos tipos de usos e aplicações. De entre outros é possível destacar o uso doméstico e industrial.